Escorpião
Pertence a classe Arachnida. É predador de aranha e outros insetos, principalmente baratas. Possui atividade noturna e vive habitualmente em terras áridas e rochosas, exigindo locais úmidos para se abrigar. Tem a capacidade de atender sua necessidade de água retirando umidade do ar respirado. Suas principais espécies causadoras de acidentes são o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) e o escorpião preto (Tityus bahiensis). O escorpião amarelo é o mais venenoso e mais freqüentemente encontrado na região Sudeste, Paraná, Bahia e sul de Goiás. Já o escorpião preto, é encontrado da Bahia ao norte da Argentina, Mato Grosso do Sul e Paraguai.
Biologia e Hábitos
As áreas de problemas de acidentes com escorpiões tem maior destaque nas regiões climáticas mais quentes e recrudecimento nos meses onde ocorrem aumento da temperatura e pluviosidade. Sua longevidade pode chegar a cinco anos. Seu veneno é utilizado para imobilizar as vítimas e são freqüentemente encontrados caçando insetos e aracnídeos debaixo de pedras, troncos, escombros, túmulos etc. Se reproduzem partenogenéticamente, sendo que uma fêmea de escorpião amarelo pode ter quatro ou mais parições e cerca de 70 filhotes durante a vida. Adaptam-se muito bem a todos os tipos de ambientes urbanos e quando encontram alimento e abrigo, se proliferam muito. A sensação provocada pela picada do escorpião é similar a das abelhas e vespas porém, provocam dores mais intensas, paralisia e podem acarretar até mesmo a morte.
Controle
A Matak controla escorpiões em áreas urbanas e rurais apresentando soluções com estratégias que passam necessariamente pelo controle físico dos abrigos (remoção de entulhos e vedação de rachaduras e frestas), associado ao tratamento químico dos pontos de abrigo, passagem e alimentação desta praga.
Dedetizadora em Volta Redonda
Fonte: Bayer