Mosca
Inseto voador pertencente a ordem Díptera, é o mais encontrado em todo o mundo.
Dentro das espécies, algumas são hematófagas e outras se alimentam de matéria orgânica fresca ou em decomposição, razão pela qual se tornam vetores de vários microorganismos causadores de doenças, tais como: febre tifóide e paratifóide, diarréia, cólera, vermes intestinais, poliomielite, entre outras.
Além de transmitir endemias, algumas das espécies de moscas competem com o homem por alimento, como no caso da mosca das frutas (Anastrepha spp), que causa danos diretos no processo produtivo. É uma praga de diversas culturas e é parasita de animais, o que interfere na produção de carne, ovos e outros produtos de origem animal.
Dentre as espécies caracterizadas como pragas, temos a mosca comum (Musca domestica), mosca dos estábulos (Stormoxys calcitrans), mosca das latrinas (Phania spp), entre outras. Há vários outros tipos de moscas menos freqüentes nas residências, mas que estão nas cidades. Existem as que se alimentam de cadáveres onde também põem seus ovos (Sarcofagídeos) e as de coloração metálica (Califorídeos) que vivem do lixo mas preferem carne e seus derivados. Há ainda, as pequenas Drosophilas e as "Mutucas" que picam dolorosamente. Além dessas, ocorrem várias outras espécies que causam incômodo e contaminações.
Biologia e Hábitos
Insetos caracterizados por um par de asas (Dípteros), apresentam aparelho bucal do tipo esponjoso, suas larvas não possuem pés e geralmente tem a cabeça retraída dentro do tórax.
A oviposição pode se dar em ambientes ricos em matéria orgânica ou diretamente nos animais parasitados. No caso da mosca comum, após a fêmea copular com o macho, deposita seus ovos, que são em torno de 75 a 100 ovos por lote, colocando-os num total de 5 a 6 lotes; a eclosão destes ovos no período quente, fica em torno de 12 a 24 horas. Após a liberação das larvas, esta fase dura aproximadamente de 4 a 7 dias; ao término deste período, começa a fase pupal, que dura algumas horas, fechando seu ciclo com a fase adulta. No verão, dependendo da temperatura e umidade, pode-se chegar a duas gerações de moscas em um mês.
As moscas são atraídas por uma grande variedade de alimentos, mas seu aparelho bucal, só permitem a ingestão de alimentos líquidos ou semilíquidos, de forma que necessitam liqüefazer regurgitando sobre eles sua saliva fortemente enzimática.
Habitualmente, esses insetos podem ser encontrados pousados no chão, paredes, tetos, folhas de plantas etc. À noite, são encontrados repousando sobre fios elétricos e arames.
Controle
O sucesso do controle eficiente desta praga, exige uma inspeção criteriosa dos criatórios de larvas e os locais freqüentados pelos adultos, pois na estratégia a ser adotada deverá ser efetuada ao mesmo tempo para formas jovens e adultas, impedindo as freqüentes reinfestações.
Dentro do controle integrado de pragas , todo o tratamento químico deve ser associado com as boas práticas de higiene, reduzindo o acesso ao alimento e interferindo de forma decisiva no ciclo reprodutivo através da redução de possíveis criatórios.
Armadilhas luminosas
Dispositivos, ecologicamente corretos, para controle de insetos alados com fototropismo positivo, ou seja, tendência a ir em direção da luz. As armadilhas fornecidas pela Matak, emitem um feixe de luz ultravioleta em seu redor. Esta luz é extremamente atrativa para a maioria dos insetos voadores. Ao entrarem na armadilha os insetos são capturados, escondidos em uma placa refil com superfície adesiva localizada atrás do painel frontal, ficam presos, morrem rapidamente sem cheiro nem fumaça. A luz ultravioleta esteriliza os insetos aderidos. As placas adesivas, mesmo cheias de inseto, não deixam cheiro nem contaminam o ambiente. A manutenção e a substituição do refil adesivo é simples e rápido.
Excelente ferramenta para auxiliar no Controle Integrado de Pragas, pois minimiza o uso de produtos químicos além de produzir informações através das espécies de indivíduos capturados.
Clique aqui e conheça nosssas armadilhas luminosas.
Fonte: Bayer
DEDETIZAÇÃO